Otimização de processos: quais os benefícios e como aplicar

Hoje vamos falar sobre a otimização de processos. Você já procurou saber informações sobre esta técnica?

A otimização de processos nada mais é do que uma técnica que usa o mapeamento das atividades executadas, a identificação e a eliminação de falhas e a padronização das rotinas.

É através dela que tarefas desnecessárias, erros e desperdícios que ocorrem na produção são consideravelmente reduzidos, melhorando os métodos de trabalho e proporcionando resultados mais satisfatórios.

Essa prática garante diversos benefícios para a empresa, indicando maneiras de aumentar a produtividade e melhorando a administração do tempo de produção.

Para os empresários da indústria de alimentos, hoje é necessário um alto controle de qualidade dos produtos, além de resfriamento e congelamento rápidos, vida de prateleira prolongada e a garantia de um consumo de energia eficiente.

Neste artigo, você entenderá mais sobre os benefícios que estão atrelados a essa técnica e como aplicá-la na sua empresa. Confira!

Como aplicar a otimização de processos

Aprenda, a seguir, como otimizar sua produção em alguns passos.

1. Mapeie as atividades de trabalho atuais

Primeiramente, é preciso entender o funcionamento atual do processo de produção da empresa, documentando as atividades de forma detalhada.

Inclua as atividades de funcionários, tarefas automatizadas e também terceirizadas. Atente-se a cada pessoa e item do processo.

2. Identifique pontos de melhoria

Por mais que você pense que as coisas estão funcionando bem, se uma otimização ainda não foi aplicada, com certeza há o que melhorar, pois os processos industriais vivem em constante melhoria de desempenho.

Você vai precisar identificar as lacunas de produção e os procedimentos muito demorados ou inúteis, além de sinais de desperdício de recursos e dinheiro.

Procure envolver os setores (administrativos, produtivos, logísticos e operacionais) e suas equipes, motivando todos para que participem dos processos de melhoria ao mesmo passo em que se adaptam mais facilmente a eles.

3. Implemente as melhorias

De forma gradual, comece a colocar em prática as melhorias mais urgentes, ou seja, que afetam diretamente o desempenho da produção.

Ainda que a equipe tenha participado do processo e esteja ciente das mudanças, pode ser que a adaptação leve algum tempo, portanto foque o auxílio às equipes no que for preciso, transmitindo confiança e segurança.

4. Informatize a empresa

Informatizar a empresa é adotar ferramentas tecnológicas que reduzem o tempo de cada processo.

Com os sistemas de gestão empresarial, você ganha velocidade no processamento das informações e promove a tão desejada otimização de processos, tornando estes mais rápidos e eficientes.

A informatização auxilia as empresas nas tarefas diárias e reduz custos, além de permitir que as informações sejam encontradas e acessadas com muito mais facilidade e rapidez.

5. Descentralize a gestão

Criar processos nos quais tudo depende da aprovação de uma única pessoa pode atrasar a produção.

É importante passar para os funcionários quais são as funções e obrigações deles, e, além disso, deve-se criar uma fiscalização sem “sufocar” ninguém.

Isso fará com que a equipe confie na liderança e se dedique mais para realizar um trabalho satisfatório por conta própria.

Investir na capacidade intelectual desses profissionais também é uma forma de descentralizar a gestão sem correr os temidos riscos, pois colaboradores capacitados terão uma pequena autonomia dentro do próprio campo de atuação, o que acelera tudo, sem comprometer a qualidade.

6. Monitore os resultados

Agora é hora de se certificar de que os funcionários estão cumprindo suas respectivas funções de acordo com as melhorias implementadas para ver se elas funcionam.

Lembre-se de que essas melhorias e o monitoramento delas são constantes, assim como as inovações, por isso refaça esse ciclo periodicamente.

Benefícios da otimização de processos

A otimização de processos proporcionará uma reflexão sobre processos que precisam ser revistos e que, na correria do dia a dia, acabam passando despercebidos.

Tirar um tempo para fazer essa avaliação será muito proveitoso e trará benefícios posteriores. Dentre esses benefícios, podemos citar:

Redução de custos e riscos

A otimização permitirá identificar e eliminar desperdícios. Assim, recursos que não estão sendo empregados da forma correta poderão tomar novo caminho, assim como pequenas falhas e atrasos poderão ser corrigidos.

Ao padronizar atividades, você também estará evitando riscos de acidentes de trabalho e de erros humanos durante a produção.

Conhecendo os problemas, será mais fácil elaborar soluções que diminuam e previnam custos e que, ao mesmo tempo, agilizem os processos para entrega ao cliente.

Eficiência e capacidade de resolver problemas

Ter a capacidade de realizar e entregar processos com qualidade e rapidez é o resultado desejado da otimização de processos.

Corrigir as falhas e padronizar a produção são passos essenciais para quem deseja entregar mais em menos tempo e com qualidade superior e impecável.

Os resultados, consequentemente, vão apresentar melhora, colocando a empresa em uma posição de confiança no mercado.

Com o tempo, o costume com esse padrão de monitoramento e otimização fará com que a própria empresa fique sólida no sentido de estar preparada para os problemas que podem surgir a qualquer momento e para resolvê-los com facilidade e calma.

Mais integração entre processos

O recurso de otimização de processos permite ainda que atividades sequenciadas sejam identificadas na linha de produção, ou seja, se um setor depende de outro para ser ativo.

Isso, consequentemente, possibilitará agir nessa sequência entre as rotinas, integrando-as de forma a melhorar a comunicação entre elas e agilizando o trabalho com um novo fluxo de comunicação contínuo.

Melhoria na capacidade de intervenção

Quando surgem problemas que precisam ser resolvidos de imediato, fica muito mais complicado conseguir realizar essa tarefa se os processos estão desorganizados, dificultando a identificação da raiz da questão.

Por isso, muitas vezes, situações de emergência se resolvem, mas suas causas permanecem desconhecidas, o que possibilita que novos problemas surjam em decorrência delas.

Otimizando e padronizando processos, os detalhes de cada etapa vão se tornando mais claros, permitindo que as causas sejam identificadas e tornando o processo mais ágil.

O gestor, assim, poderá trabalhar diretamente nas causas e prevenir para que não tragam dor de cabeça futuramente.


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