8 etapas para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios

A indústria alimentícia é um dos mercados que mais cresce no Brasil. No entanto, trabalhar com o desenvolvimento de produtos específicos para esse mercado exige um processo complexo e com etapas bem definidas.

Como o desenvolvimento de produtos pode envolver a criação de um item inédito, melhorias ou até a inovação de algo já consolidado, conhecer detalhadamente as técnicas que levarão a um bom resultado é mais do que necessário.

Entretanto, muitos empreendedores se perguntam: como se inserir no mercado alimentício, levando em consideração a inovação e a qualidade que os produtos desse ramo precisam agregar para conquistar o consumidor?

Neste post, você saberá mais sobre esse assunto e de que forma deve começar a agir para desenvolver um produto para o ramo alimentício. Confira!

Etapas do desenvolvimento de produtos

Para começar, é necessário definir algumas etapas, que são essenciais e específicas. Portanto, é ideal ter um acompanhamento especializado que ajudará você a passar por todas essas fases com êxito.

A seguir, listamos os passos desse processo. Leia-os com atenção os siga para conseguir desenvolver um produto de sucesso!

1) Faça uma chuva de ideias (brainstorming) e as filtre

O ponto inicial de desenvolvimento de um projeto é a geração de ideias chamada de brainstorming. Esse é o momento de usar a criatividade e coloca-la no papel, registrando o máximo ideias possíveis.

As ideias inovadoras de produtos podem vir das necessidades dos consumidores, sugestões de clientes, tendências de vendas e ações da concorrência, por exemplo.

Mas tenha como primeira lição: ter uma ideia genial não significa que ela se tornará um bom produto, pois o desenvolvimento de novos produtos depende de vários fatores, uma boa ideia precisa ser executada com maestria para conseguir chegar no resultado desejado.

Com as ideias no papel, você já pode filtrá-las, tendo em vista critérios como custos de produção, orçamento da empresa, perspectivas do mercado-alvo e viabilidade técnica.

2) Conheça o mercado e filtre suas ideias

Agora com a ideia, procure entender como funciona esse mercado no Brasil. Saiba quais são as normas de produção, de higiene sanitária e os selos de qualidade, por exemplo.

Em seguida, reflita: “Do que o mercado está precisando?”

Pense sobre o que você, tanto como consumidor quanto empreendedor, sente falta ao analisar o mercado. Veja o que você pode oferecer como diferencial capaz de encantar e surpreender o público, algo que você gostaria de ter à sua disposição.

Da mesma forma, conheça em profundidade a sua concorrência.

Ler sobre quem já está nesse ramo, o que tem a dizer, como já inovou e evoluiu, não é perda de tempo. Pelo contrário, é o que fará com que você possa ajustar metas e definir as qualidades que o seu produto precisará ter, mas lembre-se que se inspirar na concorrência não significa copiá-la.

Saber tudo sobre o panorama da indústria de alimentos e o desenvolvimento de novos produtos alimentícios no Brasil é uma etapa fundamental desse processo.

A partir dela, você será capaz de perceber quais são as grandes oportunidades e quais os setores aquecidos.

Uma forma de verificar isso é pela pesquisa de faturamento de cada um dos setores da produção. Isso irá ajudar você a investir de forma precisa.

Esses insumos são geralmente encontrados em projetos de estudo de mercado, os quais se caracterizam basicamente por definir o que as pessoas procuram e o quanto elas estão dispostas a pagar.

Conforme a obtenção dessas pesquisas, você deve elaborar um plano de negócio com objetivos, estratégias e métricas para comercializar seu produto.

3) Defina seu público-alvo

Foque o segmento de consumidores que gostaria de atingir.

Pense na persona que você deseja conquistar – seja esse público vegano, adepto do estilo de vida fitness, apreciador de boas bebidas, de doces etc. – e pense em quais características seu produto vai apostar para se consolidar nesse segmento.

Nessa etapa, você precisará elaborar um diferencial que chame a atenção desse público e o faça optar pelo seu produto.

Leia também sobre A Explosão dos Produtos Orgânicos.

4) Analise a viabilidade do projeto

Esta etapa deve ser o ponto inicial de qualquer desenvolvimento de fórmula.

É nesta fase que é feita a análise realista de viabilidade técnica e de inovação a partir de dados de artigos científicos e patentes já existentes.

Essa análise de viabilidade é realizada por meio de duas vertentes: pesquisas e testes técnicos, conforme vamos mostrar a seguir.

Pesquisa

Para se ter uma ideia da importância dessa pesquisa, imagine investir em um projeto que já está sendo desenvolvido em outros lugares? Seria uma grande perda de tempo e de dinheiro!

Além disso, esse é o momento em que se estuda a legislação específica para que seu produto seja desenvolvido dentro das normas vigentes pelos órgãos responsáveis. Essas legislações são responsáveis por ditar os limites de aditivos alimentares que podem ser adicionados.

Teste técnico

Já para a realização do estudo de viabilidade técnica, é necessário que você já tenha em mente as principais características do produto.

Isso inclui as características sensoriais, físicas e químicas que você deseja que seu produto tenha, ou seja, os atributos necessários para a aceitação do seu produto.

Isso tem relação com a etapa de conhecimento do cliente-alvo.

Por exemplo, esse passo ajudará a determinar se o alimento deve conter baixo teor de gordura, zero lactose, não apresentar glúten, entre outras características como, qual será a sua vida de prateleira (shelf life).

Os possíveis componentes para sua receita de sucesso serão gerados a partir do que você espera para sabor, aroma, cor e textura durante o desenvolvimento do produto.

Nesse estudo de viabilidade técnica, que leva em consideração os possíveis ingredientes, primeiramente investiga-se o comportamento de cada componente isoladamente.

Em seguida, é colocado em pauta como eles podem interagir quimicamente, de forma a dar sequência a um resultado positivo como esperado.

É comum, após essa fase, chegar ao desenvolvimento de características sensoriais e nutricionais.

Aqui também entra a definição da necessidade de adotar algum conservante e qual é o mais indicado, assim como o levantamento dos possíveis fornecedores para cada um dos componentes do produto.

É então que se torna possível concluir se realmente existe uma formulação viável e se o produto possibilitará retorno financeiro e competitividade no mercado, que é o objetivo inicial de todo o investimento. Isso mostra se é vantajoso seguir em frente.

5) Desenvolvimento de produtos no laboratório

É nesta etapa do desenvolvimento de produtos que serão colocadas em prática as análises e definições das etapas anteriores.

Como dissemos, os primeiros testes têm como objetivo observar o comportamento dos componentes de forma separada para compreender como cada substância trabalha para a obtenção das características do produto desejado.

É então analisada qual a melhor concentração a ser utilizada para cada produto de acordo com a indicação estudada e registrada pela legislação na etapa anterior.

Aqui são definidas as possíveis formulações para o produto, variando as concentrações e até mesmo os componentes.

Em seguida, vamos para os testes destas fórmulas, em que se observam quais vão oferecer os melhores resultados. Neles, as principais características avaliadas podem ser identificadas, como viscosidade, cor, odor e até outras, de acordo com a preferência e o objetivo do cliente.

Durante todo o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, a cada uma das etapas, são realizadas modificações dos parâmetros caso seja necessário.

Isso deixa claro a importância do profissional especializado, já que ele é quem poderá identificar essa necessidade e garantir que as modificações sejam feitas da forma correta.

Assim, a fórmula é desenvolvida e aprimorada através de diversas tentativas subsequentes, até que o resultado programado seja alcançado.

6) Testar, testar e… Testar!

Público-alvo definido, viabilidade confirmada, fórmula ajustada. Agora só falta uma coisa: testar tudo!

Pode parecer que depois de tanta pesquisa, tantas fases e tantos testes já concluídos, tudo está perfeito e pode ir para o consumidor com a garantia de sucesso, certo?

Mas não! Testar nunca é demais!

Isso porque seu produto será consumido por várias pessoas, exigindo um comprometimento máximo com a qualidade e a precisão.

Por esse motivo, é importante a realização de testes laboratoriais ainda mais específicos para avaliar o comportamento da fórmula final ao longo do tempo e garantir sua segurança e qualidade.

Os testes aplicados vão variar de acordo com o objetivo do cliente em relação ao público e às características propostas durante o desenvolvimento de produtos.

Os estudos podem ter como base características físico-químicasanálise sensorial e testes microbiológicos.

7) Projetando a embalagem

A embalagem é a apresentação do seu produto, do ideal que ele defende e de tudo aquilo que se definiu durante o planejamento.

Além de conter as informações nutricionais corretas, o rótulo deve trazer elementos que atraiam o público-alvo de acordo com aquilo que ele prioriza e almeja na hora das compras.

Por isso essa etapa é tão importante quanto as demais.

Leia também sobre As Consequências de um rótulo inadequado.

.8) Acompanhe e tome nota

Este é o momento de atenção aos mínimos detalhes. Nesta fase, o gestor e sua equipe de profissionais especializados vão acompanhar as primeiras produções.

É importante tomar notas sobre o processo produtivo, o armazenamento, o transporte e, é claro, a percepção das primeiras vendas.

Essas anotações serão essenciais para futuras melhorias, e não devem ser vistas de forma negativa, já que todo produto está em constante desenvolvimento e sempre pode melhorar de acordo com a evolução do mercado.

Ter essa perspectiva em mente faz parte do desenvolvimento de produtos e de todo o processo industrial no setor de alimentos.

Por: Rafael Furriel.

Revisado por: Daniele Silva e Leandro Viana.


Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!



Fontes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *