Como Inserir seu produto no Mercado

Para que seu produto ocupe as prateleiras será necessário planejamento e dedicação! Mas o retorno será enorme, então vale a pena se dedicar! Já adianto que o seu produto deve ser de qualidade e com preço competitivo, pois deve ser um acordo interessante para você e o dono do mercado. Além disso, você deverá demonstrar o potencial e o diferencial do seu produto para o dono do comércio, de modo que ele se convença que é uma boa parceria e queira comprar o seu produto para colocar no seu negócio.

Então vamos para o Guia Rápido de inserção do seu produto no mercado:

  • PRODUTO BEM DEFINIDO: conheça o seu produto, tenha padronizado todos os processos que o envolvem, saiba quais são seus diferenciais e qual o público você quer atingir.

Além disso, aposte em divulgar seu produto ao máximo, quanto mais conhecido e apreciado, maiores são as chances de sua parceria com os mercados darem certo! Indicamos que você também leia o nosso conteúdo: [COMO VENDER PELO INSTAGRAM].

  • LEGALIZE SUA PRODUÇÃO E O SEU PRODUTO: dificilmente os mercados aceitarão um produto que não esteja legalizado, pois assim, nem você e nem o dono do mercado conseguirão fornecer nota fiscal aos clientes por exemplo.

Para legalizar sua produção, temos um conteúdo completo e específico para isso: [COMO ADEQUAR SUA PRODUÇÃO CASEIRA].

Agora, para legalizar o seu produto, você deverá possuir o registro perante a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pelo controle e fiscalização de produtos industrializados e a fiscalização de alimentos no comércio, ou perante ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é responsável pela regulação dos alimentos de origem animal (como carnes, peixes, leite, queijos, ovos e mel), alimentos de origem vegetal e bebidas. Porém, existem categorias de produtos que não são obrigados a ter registro.

Além do registro, os produtos devem estar de acordo com as legislações pertinentes a eles, sendo que estas envolvem a rotulagem, informações nutricionais, ingredientes e adições, tempo de vida de prateleira, indicações de uso e afins.

Mas não se preocupe, com essa parte nós poderemos te auxiliar e oferecer as melhores soluções! Fale conosco!

  • COMECE COM OS MERCADOS MENORES E LOCAIS: geralmente as grandes redes de supermercados já possuem fornecedores fixos e que vem de outras cidades ou estados, ficando difícil competir com eles. Enquanto os menores, costumam ser mais flexíveis com parcerias.
  • OFEREÇA CONSIGNAÇÃO: no início é difícil o dono querer investir no seu produto, por não o conhecer ou não saber como serão as vendas. Mas uma opção que você pode oferecer na primeira compra é uma parceria de fornecimento, na qual você deixará algumas amostras do seu produto e o mercado só pagará pelo que ele vender. Assim, você terá seu produto nas prateleiras e saberá como está a aceitação dele, enquanto o dono saberá se é um bom investimento ou não.
  • MEIO DE ENTREGA: você precisará pensar em como realizará as entregas aos estabelecimentos. Com isso, você poderá oferecer entrega grátis ou por um preço menor que os concorrentes, o que diminuirá o preço que seu produto terá nas prateleiras. Lembre-se isso dependerá da quantidade que fornecerá e a distância que será percorrida.

Mas afinal, vale a pena vender para mercados?

Vale! Desde que consiga manter uma boa estratégia para sua produção.

Por exemplo, se você conseguisse vender em grande escala diretamente para o seu consumidor final, seria mais vantajoso pois seu lucro seria maior, mas quando se vende para mercados, você consegue vender em maiores quantidades, ganhando escalabilidade e seu produto ficará exposto para um público muito maior!

Comece com cautela e vá expandindo, perceba como seu produto está sendo aceito, colete feedbacks dos donos dos mercados e dos consumidores. Adapte-se ao mercado que está inserido e invista!


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